COMENTÁRIO NOVEMBRO
O mês de Novembro foi marcado por uma nova alta no Ibovespa, de 2,38%, refletindo um certo otimismo dos investidores locais sobre a formação da equipe econômica e confirmação de outros bons nomes na composição do ministério do próximo Governo Federal. Mas os fatos mais relevantes ao longo do mês vieram de fora, notadamente a queda acentuada no preço do petróleo e principalmente o sinal do FED que deve adotar uma “parada técnica”, impondo um ritmo mais lento no aumento de juros nos EUA. Esta decisão teve impacto significativo na curva de juros americana, prejudicando grande parte dos fundos multimercados que tinham posições contrárias. O final do mês foi também marcado por uma desvalorização do real frente ao dólar, movimento descorrelacionado com a alta no mercado de ações local.
Esta dinâmica explica em grande parte o fato da maioria dos fundos multimercados terem apresentado rentabilidade negativa em Novembro, contrariamente aos fundos de ações, que ficaram no campo positivo. As performances nas carteiras de investimentos no mês serão bastante diversas, em função da maior ou menor exposição em fundos multimercados e ativos de renda variável.
Aproveitamos este canal para divulgar que, no dia 30 de Novembro, tivemos o início do Sastre Prev Icatu Seg FIM CP, o primeiro produto de previdência da Sastre em parceria com a Icatu Seguros.