30/junho/2019 | Comentários do mês

 

COMENTÁRIO JUNHO | 2019

O mês de Junho foi bastante positivo para os mercados em geral.

 

Impulsionado pela possibilidade da reforma da previdência ser aprovada ainda em Julho, com base na boa proposta aprovada pela comissão especial, que pode trazer uma economia próxima de R$ 1 Tri nos próximos 10 anos, o mercado apresentou reação positiva e o Ibovespa seguiu renovando máximas e fechou acima dos 100 mil pontos, com valorização de 4% no mês. Acompanhando o bom humor do mercado acionário, os mercados de juros também tiveram movimentos de fechamento de taxas ao longo de toda a curva, o mesmo ocorrendo com os títulos indexados à inflação, uma vez que do lado da atividade, seguimos sem pressões inflacionárias. Aprovada a reforma da previdência, podemos esperar um reinício do ciclo de corte de juros a partir da próxima reunião do Copom.

 

No front externo, um pequeno alívio nas tensões comerciais entre EUA e China e os discursos do FED e BCE alinhados em políticas monetárias estimulativas à frente, fez os preços dos ativos se valorizar, apesar do cenário de desaceleração estar cada vez mais próximo. Neste contexto, o real se apreciou 2,75% frente ao dólar.

 

Diante de movimentações de preços tão favoráveis, as carteiras de investimentos tiveram mais um mês bastante positivo em geral. Natural se esperar que aquelas com maior concentração em ações e fundos multimercados, apresentaram resultados mais robustos.

 

As carteiras mais conservadoras também se beneficiaram com títulos prefixados e com títulos indexados a inflação, que se valorizaram de forma significativa no mês de Junho.